sábado, 28 de novembro de 2009

O Livro de Ouro da História do Brasil

TÍTULO: O Livro de Ouro da História do Brasil
AUTORES: Mary Del Priori e Renato Pinto Venâncio
EDITORA: Ediouro


Por muito tempo nos acostumamos a pensar que a história do Brasil era apenas uma disciplina de colégio: tedioso desfilar de nomes e datas, que precisávamos a todo custo decorar. Mas recentemente, surgiu uma nova historiografia, jogando luz sobre os fatos passados do país de modo a nos fazer compreender seu percurso e seu presente. É nesta vertente que se insere este livro, dos historiadores Mary del Priori e Renato Pinto Venâncio, que, no entanto, se distingue dos demais por sua amplitude de enfoque. Sem abrir mão do rigor científico, esta obra destina-se, não somente ao estudioso de história ou ao especialista, mas a todo aquele que almeja conhecer melhor a história de nosso país, de suas origens aos dias de hoje, narrada de forma vívida e envolvente.

Com talento digno dos melhores contadores de história e o compromisso da precisão documental, os autores constróem uma história que transpira vida. Aqui estão os homens públicos cujos nomes, por uma ou outra razão, pertencem á memória nacional, mas também estão as pessoas comuns, reconhecidas como agentes de importantes transformações na esfera do dia-a-dia. O que se comia numa determinada época? Como as pessoas se vestiam? Em que deus confiavam? o que temiam ou amavam? Essas são perguntas que os autores desse Livro de Ouro da História do Brasil buscam responder, valorizando a paisagem, as
tradições, as práticas culturais e os comportamentos, sem perder de vista as grandes estruturas econômicas, geográficas, demográficas e sociais. Além da narrativa ágil, esta história é aqui relatada também através de imagens: o livro conta com mais de cem ilustrações, que traduzem para o leitor cinco séculos de experiência brasileira. Experiência que devemos, todos, brasileiros, conhecer, para que possamos assumir cada vez mais o papel de protagonista no desenrolar desta história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário